<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7971514483162115648\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com/\x26vt\x3d-5740747073775447450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Governo cria programa de incentivo à leitura

quinta-feira, 22 de novembro de 2007
"O secretário regional da Educação e Cultura disse, ontem, que deverá ser lançado, em breve, um novo programa de incentivo à leitura. Francisco Fernandes, que falava na apresentação do Plano Regional de Leitura, no auditório da APEL, disse que o objectivo é promover uma «mudança de atitude».Conforme referiu Francisco Fernandes, trata-se de um projecto semelhante ao que é aplicado já em algumas autarquias do continente. Embora não tenha ainda uma designação escolhida, o governante propõe que seja: “O meu primeiro presente é um livro”.Tal como afirmou, «vamos lançar um concurso anual de literatura infantil, a obra vencedora desse concurso, será o livro que, durante esse ano, vamos oferecer às crianças que nascem. Estamos a falar de cerca de três mil livros. O custo não é muito grande, mas penso que é a valorização do objecto: “livro” que sairá a ganhar»[...]"


Etiquetas: , ,

 
 

ë Sabia que...?

sexta-feira, 16 de novembro de 2007


Neste dia, no ano de 1922, nascia o escritor e Nobel da Literatura José Saramago.

Etiquetas: , ,

 
 

ë Dia Nacional do Mar


Hoje, 16 de Novembro comemora-se o Dia Nacional do Mar. No âmbito desta celebração, o Aquário da Madeira e o Centro Ciência Viva promovem descontos especiais na entrada destas instituições. Para além disso, estão agendadas uma série de actividades gratuitas:

10H30
Pelestra sobre o Lobo Marinho.
Actividade prática: Dissecação de um peixe
Bióloga: Liliana Sousa
14H30
Palestra sobre os oceanos.
Biólogo: Paulo Sandro Freitas

Etiquetas: ,

 
 

ë Dia Mundial da Diabetes

quarta-feira, 14 de novembro de 2007
"A celebração do Dia Mundial da Diabetes, tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática da Diabetes Mellitus. (...)
De acordo com o sugerido pela Federação Internacional de Diabetes (I.D.F.), que tem sido a dinamizadora do evento a nível mundial, o tema versado este ano foi "Os Custos da Diabetes", a avaliar sob diversas perspectivas. A económica, isto é, os custos directos e indirectos dos serviços de saúde e os suportados pelas pessoas com diabetes, os custos sociais, os custos individuais (não económicas) e os custos inerentes às alterações que a doença acarreta em termos de qualidade de vida.
A escolha deste tema prende-se com o facto da diabetes mellitus ser uma doença em franco crescimento epidemiológico, (quase um crescimento epidémico) tanto nos países desenvolvidos como em vias de desenvolvimento, que afecta maioritariamente as pessoas em idades economicamente activas. Por outro lado, as características da doença em si mesma, nomeadamente a sua incurabilidade, a necessidade de tratamento e auto-vigilância glicémica diárias, consultas e exames complementares frequentes, aumento de internamentos hospitalares e a capacidade de induzir complicações tardias invalidantes, com inevitável absentismo laboral, surgem como componente inevitável de aumento da gastos económicas a nível dos orçamentos da saúde nacionais e individuais.
A única maneira de travar este crescendo exponencial de gastos, passa pela prevenção da doença, o seu diagnóstico precoce, pela optimização do seu tratamento quer da doença quer das complicações, (o que implica a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de locais assistenciais específicos) e pela comparticipação o mais alargada possível (até a gratuitidade) dos materiais necessários para tratamento e auto-vigilância eficazes, atempada. [...]"

Etiquetas: ,

 
 

ë Conhece os serviços da BPR?

terça-feira, 6 de novembro de 2007


Sabia que a BPR disponibiliza leitores de CD portáteis para que os utilizadores possam estudar, circular pela Biblioteca em busca de um outro documento ou simplesmente relaxar ao som de música do seu agrado?

Etiquetas: ,



Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites