<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7971514483162115648\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com/\x26vt\x3d-5740747073775447450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Sofás móveis

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Há invenções fantásticas e esta é muito interessante para qualquer biblioteca: sofás fiéis ao seu utilizador!

Etiquetas:

 
 

ë "Bibliofilmes - Livros, bibliotecas, acção!"



O Plano Nacional de Leitura tem motivado muitas instituições e pessoas a realizarem actividades de promoção da leitura, como aconteceu com a BPR, nomeadamente através da competição "Ler é ganhar". Neste âmbito, um grupo de professores reuniu-se e criou um concurso chamado "Bibliofilmes - Livros, bibliotecas, acção!". Pretende-se que os concorrentes façam um vídeo alusivo à sua biblioteca ou livro preferidos e que o enviem para o YouTube. Para mais informações, consulte www.bibliofilmes.com.

Etiquetas: ,

 
 

ë "Biblioteca é uma porta aberta para o mundo"

"A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, foi inaugurada pelo Presidente da República, que recordou os laços que o ligam a terras de La Salette. Aníbal Cavaco Silva sublinhou que “uma biblioteca não é um depósito de livros, mas uma porta aberta para o mundo”, ansiando que os oliveirenses usufruam de um espaço de cultura que está agora à sua disposição. [...]As bibliotecas assumem, na actualidade, um papel crucial, no que concerne à valorização da cultura. E, neste sentido, “um concelho moderno, com um futuro promissor, não pode dispensar um espaço cultural com esta dimensão e com todas estas valências”, disse Ápio Assunção, acrescentando que “a cultura tem que ter um lugar central na nossa sociedade, pois não chegam os níveis económicos para ocuparmos um lugar relevante no contexto nacional. É a formação cultural, educativa e cientifica que determina o nosso futuro”. A formação permanente das pessoas, bem como a sua preparação para enfrentar, com naturalidade, as mudanças e vencer, cada vez mais, os desafios que surgem diariamente, são os objectivos assumidos pelos membros que estão à frente dos destinos de Oliveira de Azeméis. “É nesta visão estratégica que se enquadra este investimento que inauguramos, cujo montante ascende a mais de 3,5 milhões de euros”, frisou o autarca.[...]"


in Jornal Regional online

Etiquetas: ,

 
 

ë Biblioteca Digital do Alentejo torna acessíveis obras raras

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
"Obras raras ou nunca antes publicadas, como os quatro tomos do manuscrito Évora Illustrada, do padre Manuel Fialho, que contam a história da cidade até inícios do século XVIII, integram a Biblioteca Digital do Alentejo, hoje apresentada.[...] Esta obra, que passa a poder ser consultada livremente por todos os interessados, através da Internet, na página da BDA (www.bdalentejo.pt), é um dos 320 livros digitalizados que, nesta primeira fase do projecto, já se encontram disponíveis on-line.
A BDA, desenvolvida através do Centro de Divulgação da História e da Sociedade do Alentejo (CEDISA) da Fundação Alentejo - Terra Mãe, foi hoje apresentada e lançada publicamente em Évora.
O projecto, segundo os promotores, é o único fundo documental virtual do Alentejo e a primeira biblioteca digital de expressão regional, sendo pioneiro para a valorização, preservação e difusão do património documental histórico-cultural da região."
in Diário Digital/Lusa, 14/12/2007
A notícia contém um lapso relativamente ao endereço da Biblioteca Digital que é www.bdalentejo.net.

Etiquetas: ,

 
 

ë Biblioteca Digital Europeia "oferecerá" livros portugueses

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
"A Biblioteca Digital Europeia, que em 2011 deverá ter reunido seis milhões de livros, documentos e outros bens culturais de todos os países da União Europeia, poderá facilitar a consulta, em Portugal, de obras de autores portugueses que não existem no país, nem mesmo no depósito da Biblioteca Nacional.
Através do projecto de Biblioteca Digital Europeia, «visa-se o alargamento das colecções digitais disponíveis para consulta», assinalou Helena Patrício, responsável pela Biblioteca Nacional Digital (BND), em entrevista à agência Lusa. [...] Segundo Helena Patrício, a Biblioteca Nacional integra a rede temática da Biblioteca Digital Europeia, estando prevista, para o final de 2008, «a apresentação de um protótipo de portal para pesquisa e consulta de mais de dois milhões de objectos digitais provenientes de bibliotecas, arquivos, museus e arquivos audiovisuais».
A Biblioteca Nacional de Portugal participa igualmente no «The European Library» («A Biblioteca Europeia»), um serviço a funcionar desde 2005 que propicia, actualmente, o acesso a recursos - bibliográficos ou digitais - de 47 bibliotecas nacionais de países europeus e que constitui um dos pilares da futura Biblioteca Digital Europeia."



in Diário Digital/Lusa, 11/12/2007


Etiquetas: ,



Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites