<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7971514483162115648\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com/\x26vt\x3d-5740747073775447450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Sugestões para ler no Verão: Vendidas!

segunda-feira, 30 de junho de 2008
MUHSEN, Zana, 1964-
Vendidas! / Zana Muhsen, Andrew Crofts ; apresent. Betty Mahmoody ; trad. Joâo Luiz Gomes. - 17ª ed. - Porto : Asa, 2003. - 238, [2] p., [8] p. il. : il. ; 24 cm. - (Documentos). - Tít. orig.: Vendues!. - [SLG * EMPRÉSTIMO]

Sinopse
"Filhas de pai iemenita e mão britânica, Zana e Nadia viviam em Inglaterra. Um dia, após o início daquilo que pensavam ser umas férias de sonho, viram-se casadas à força numa aldeia perdida do Iémen, onde vieram a sofrer toda a casta de violências e humilhações.

Após oito anos de luta, Zana conseguiu fugir. Mas Nadia, a sua filha e um sobrinho continuam ainda prisioneiros... Zana e a mãe juraram a si próprias fazê-los sair do Iémen. E Zana descreve neste livro a sua história e o combate que tem travado em prol da libertação da irmã.

Vendidas! é um documento de excepcional importância sobre uma das práticas mais aberrantes do mundo contemporâneo. A sua leitura, muitas vezes chocante, permite descobrir a realidade que se oculta por detrás da fachada pretensamente civilizada de alguns países e de algumas culturas".

 
 

ë Sugestões para ler no Verão: O segredo

sexta-feira, 27 de junho de 2008
Com o começo do verão, sabe sempre bem ler alguns livros, seja na praia, no campo, na neve ou até em casa.

A BPRMAD sugere alguns livros aos que concerteza irão conseguir manter boas horas de leitura. A partir de hoje encontra uma sugestão:

BYRNE, Rhonda
O segredo / Rhonda Byrne ; trad. do inglês por Geraldine Correia. - 4ª ed. - Lisboa : Lua de Papel, 2007. - XV, 206, [2] p. : il. ; 18 cm. - Tít. orig.: The secret. - -[DEPÓSITO * EMPRÉSTIMO]. - [SLG]. - [DEPÓSITO]. - [DEPÓSITO * EMPRÉSTIMO]. - [DEPÓSITO * EMPRÉSTIMO]

Sinopse
"O livro de não ficção mais vendido do mundo.
A autora, Rhonda Byrne, descobriu que a maioria das pessoas que têm ou tiveram sucesso conheciam um Grande Segredo, e dá exemplos que vão desde Einstein a Galileu Galilei. A partir dessa descoberta, ela foi procurar pessoas que actualmente conhecessem o Segredo e vivessem de acordo com ele (como por exemplo o autor de Conversas com Deus ou o autor de Os Homens São de Marte as Mulheres São de Vénus). Falou com elas, entrevistou-as, e através do testemunho delas vai explicando no livro a “lei da atracção”: nós atraímos aquilo que queremos atrair e, se queremos atrair o sucesso, conseguimos atrair o sucesso. Na origem do livro está um documentário feito para a televisão australiana que se tornou num sucesso global – é, presentemente, o DVD mais vendido em todo mundo, e mesmo em Portugal há sessões regulares de exibição do documentário. Ou seja, um fenómeno de culto".


Agora é só dirigir-se a Biblioteca Pública Regional e começar a ler.

 
 

ë Did You Know 2.0

quarta-feira, 25 de junho de 2008

 
 

ë Biblioteca de Alexandria ou Bibliotheca Alexandrina

terça-feira, 24 de junho de 2008
A nova biblioteca de Alexandria ou Bibliotheca Alexandrina, foi inaugurada em 16 de outubro de 2002 pelo Presidente da República Arábica do Egito, com a presença de inúmeros chefes de estado e dignatários de todo o mundo.
Criada sob a inspiração da antiga Biblioteca de Alexandria, a mais famosa da antiguidade, é uma instituição pública de informação e pesquisa, devendo servir a estudantes e pesquisadores, assim como ao público em geral.
A "Bibliotheca Alexandrina" pretende simbolizar a disseminação do conhecimento entre os diferentes povos e nações do mundo.


 
 

ë Verão na Biblioteca Pública alia leitura a brincadeiras

segunda-feira, 23 de junho de 2008
O Verão na Sala Infamo-Juvenil da Biblioteca Pública Regional (BPR) será diferente. Durante os meses de Julho, Agosto e Setembro os jovens terão à disposição um conjunto de brincadeiras, além das actividades regulares, como a leitura, os jogos didácticos, acesso à Internet e empréstimo de livros.

`Ler é um desafio!', `Comer os livros!', um "Ciclo de filmes", a"hora do conto e Atelier', `Malabarismo' e 'Brincadeiras na SIJ' são seis das muitas actividades que serão realizadas de segunda a sábado (ver caixa).

O principal objectivo é promover o gosto pela leitura e também proporcionar "momentos de boa disposição e camaradagem", conforme revelou ao DIÁRIO a directora da instituição, Maria da Paz Azeredo Pais. "A Biblioteca, no que diz respeito ao público infanto-juvenil, estabelece ligação entre a promoção da leitura e os jogos", acrescenta.

A propósito da programação de Verão, diz que é também um modo de a instituição oferecer outras alternativas aos pais,,atendendo a que as crianças estão de férias. Assim poderaõ passar uma tarde, ou uma manhã, na biblioteca".

A BPR registou nos meses de Abril e Maio um total de 5.849 utilizadores. "A procura das salas de leitura é cada vez maior. A leitura de presença, a pesquisa, o acesso à Internet, o empréstimo domiciliário de livros são muito procurados pelos alunos do ensino básico, secundário e superior", afirma.

O público, conforme explicou, é sobretudo universitário. "O aumento do número de utilizadores varia, por vezes, consoante a época das frequências, no entanto, mesmo no período de férias é habitual a presença de jovens".

A procura da BPR deve-se, na sua perspectiva, ao facto de a instituição possuir todas as publicações editadas em Portugal e também pela qualidade dos técnicos e serviços. "Todo o nosso trabalho é orientado no sentido de corresponder ao que os utilizadores procuram. Muitas vezes, antecipamo-nos às expectativas do cidadão. As exigências são também cada vez maiores, e é bom que assim seja, pois nós também melhoramos os nossos serviços", afirma.

O Serviço Educativo e Dinamização Cultural da BPR possui um calendário de actividades à disposição de escolas e outras instituições. Visitas ao circuito do livro, exploração das salas de leitura, hora do conto, ateliers, encontro com escritores, efemérides e dramatizações são algumas das actividades que disponibiliza.

Entre os meses de Abril e Maio estas iniciativas trouxeram à BPR um total de 430 alunos de vários estabelecimentos escolares da Região.

O calendário de actividades da BPR pode ser consultado, quer na biblioteca, no Caminho dos Álamos, n.° 35, quer através do site . Nesta página o leitor pode também aceder ao blog da BPR.
Artigo publicado no DN, de 21/06/08

 
 

ë Série Fernando Pessoa na TVGLOBO

quinta-feira, 19 de junho de 2008
A TV Globo presta uma homenagem sobre os 120 anos de Fernando Pessoa. Disponibiliza uma panóplia de informação sobre o poeta.

Acompanhe o terceiro e último programa da série sobre Fernando Pessoa, que dá a conhecer a trajetória do poeta - do primeiro poema, aos 14 anos, até “Mensagem,” o único livro em português publicado por ele em vida.

Vídeos
Primeiro programa - ícone pop

Segundo programa - vida quotidiana de Fernando Pessoa

Terceiro programa - diversas facetas de Fernando Pessoa


 
 

ë Lê-se mais - segundo o escritor António Mota,

quarta-feira, 18 de junho de 2008
"O escritor português António Mota foi recebido, ontem na FNAC Madeira, por um grupo de alunos da Escola do Tanque, de Santo António, Funchal.

Autor de diversas obras, não só para o público infanto-juvenil mas também adulto, António Mota tem na forja um novo livro para crianças, com o título “Ninguém perguntou por mim”. A obra tem o seu lançamento agendado para Setembro próximo em Portugal Continental.

Para este escritor, o gosto pela leitura deve começar no “jardim-infância” e os escritores de hoje devem estar em contacto directo com o público. Depois de ultrapassar a chamada fase do “armário”, por volta dos 15 anos de idade, o leitor - já em fase adulta - opta pelo tipo de leitura que mais gosta [...]", Jornal da Madeira, 18/06/08.

 
 

ë Projecto Eco-Zarco apresentado em Madrid

terça-feira, 17 de junho de 2008
A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco representou Portugal em Madrid no âmbito do projecto Eco-Escolas. Energia, resíduos, água, agricultura biológica, espaços verdes e dia “eco-Zarco” foram os temas levados a Espanha pelo professor José Manuel Silva, coordenador do programa Eco-Escolas.

No decorrer da comunicação foram exibidos dois filmes (com duração de 3 minutos cada um) realizados por alunos deste estabelecimento de ensino.

Destaque para os projectos de requalificação de espaços verdes na escola, colocação de sistema de rega na horta biológica, colocação de redutores de água nos balneários dos alunos para reduzir o consumo de água e projecto sobre a colocação de painéis solares para aquecimento da água dos balneários, que neste momento aguarda apoios finaceiros para a sua concretização.
Fonte: Jornal da Madeira, 17/06/08

 
 

ë BPRMAD - Funchal ao longo dos tempos

segunda-feira, 16 de junho de 2008

 
 

ë "A Família e a Casa de João Gonçalves Zarco"

quarta-feira, 11 de junho de 2008
Obra incluída na Colecção Funchal 500 Anos, da autoria da professora madeirense Maria Anita Teixeira, que será lançado quinta-feira no Funchal, pelas 18h00, nos Claustros da Igreja de Santa Clara.

Excerto do texto introdutório da obra
"Em 1419, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz, ao serviço do Infante D. Henrique, acharam a Ilha do Porto Santo, seguindo-se um ano depois, numa segunda viagem que, a ela, realizaram com Bartolomeu Perestrelo, o encontro da Madeira. Antecipava-se, assim, o nosso País, no que se refere à vizinha Espanha, no domínio do Arquipélago da Madeira que, desde há muito, reclamava a posse efectiva das Ilhas das Canárias, localizadas nesse espaço do Oceano Atlântico.

A coroa portuguesa compensava, então, o feito da descoberta a cada um dos referidos navegadores concedendo-lhes a administração das capitanias das ilhas do dito grupo insular, mormente as do Funchal, Machico e Porto Santo".

 
 

ë Encerramento da 26.ª edição MUSICAeb

sexta-feira, 6 de junho de 2008
Decorre hoje o último dia da 26.ª edição do MUSICAeb, uma megafesta que contou com a participação de 111 escolas da Região, envolvendo cerca 3.000 alunos.

Durante os três dias de festa os pequenos artistas, para além da componente lúdica, tiveram a oportunidade de mostrarem em palco, os trabalhos desenvolvidos nas escolas.

Um bem haja,

 
 

ë BPRM - segurança na internet

quinta-feira, 5 de junho de 2008
Actualmente a Internet faz parte do nosso quotidiano, quer para conhecer e encontrar outras pessoas com quem comunicar.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com aqueles com quem interagimos. É preciso usar sempre o bom senso quando entrar em contacto com desconhecidos.

Por isso, a Biblioteca Pública Regional sugere alguns conselhos que deves usar nos teus contactos futuros, quando estiveres num chat room, num fórum, ou em qualquer outra ferramenta ou serviço de comunicação online.

Aqui vai:
1. "Lembra-te que as pessoas online podem não ser quem dizem que são.

2. Não deverás dar informações pessoais a nenhum estranho, como por exemplo: o teu número de telefone, a tua morada.

3. Ignora aqueles que te tenham dirigido mensagens que te façam sentir assustado(a) ou desconfortável.

4. Para de comunicar com quem insistir contigo directamente, ou usando truques, para lhe forneceres informação pessoal, como o nome completo, telefone, morada, escola.

5. Informa imediatamente os teus pais (ou as pessoas com quem moras) se alguém te incomodar sistematicamente.

6. Nunca marques encontros com desconhecidos sem autorização dos teus pais (ou das pessoas com quem moras).

7. Usa sempre de precaução e cuidado. Usa todo o tempo que precisares para conheceres alguém melhor, antes de mostrares o teu lado privado ou forneceres contactos pessoais.

8. Se suspeitares que algo está mal, ou que alguém te está a mentir, muito provavelmente terás razão. Evita de imediato essa pessoa.

9. Pede fotografias. Não uma, mas várias e em várias situações. Uma fotografia pode ser uma forma de conferir veracidade. Se se recusarem e inventarem desculpas, é provável que haja algo a esconder.

10. Pergunta tudo e mais alguma coisa. Antes de te envolveres com alguém tens todo o direito de saber mais sobre essa pessoa. Pede respostas directas e não aceites evasivas".

Alguns endereços úteis para alunos, pais e professores, nestas questões de segurança na Internet:

http://www.internetsegura.pt/
http://www.seguranet.pt/
http://www.miudossegurosna.net/
http://linhaalerta.internetsegura.pt/
http://www.eiclicaqui.com/comissario/default.htm
http://www.cert.pt/
http://www.microsoft.com/portugal/athome/security/default.mspx
http://emalerta.blogspot.com/

 
 

ë Euro 2008 no Gooble

quarta-feira, 4 de junho de 2008
O Google introduziu uma série de novas funcionalidades para permitir aos fãs estarem em cima da informação durante o Campeonato Europeu de Futebol, Euro 2008.

Por isso, o motor de busca lançou um canal no YouTube (portal detido pela Google) só com vídeos relacionados com o Euro 2008, aberto à participação dos adeptos, que vai permitir ainda que estes participem através dos seus próprios vídeos.

Como todos devem saber o Euro 2008 arranca já no próximo dia 7 de Junho e os fãs do desporto, mais precisamente os portugueses e leitores da BPRM poderão obter informação acerca dos pormenores dos jogos, do desenrolar dos resultados e dos detalhes das equipas, adicionando uma das duas novas mini aplicações nas respectivas páginas do iGoogle.

 
 

ë 9.ª Exposição Regional de Expressão Plástica

"A sessão de abertura ao público decorreu ontem no Centro de Congressos da Madeira (Casino), presidida pelo director regional de educação, Rui Anacleto, que percorreu todo o espaço onde estão representadas 80 escolas básica do 1.º ciclo da Região, sendo que 70 foram entregues para apreciação do júri, divididos por quatro níveis, e centenas de outros foram realizados propositadamente para serem expostos nesta exposição", JM 04/06/08

 
 

ë Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho)

segunda-feira, 2 de junho de 2008
Sabia que no dia 5 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Ambiente, não só nesse dia como em todos dias do ano devemos contribuir para melhorar o ambiente da nossa Sociedade.

A BPRMAD sugere o seguinte: Dez coisas a fazer pelo Ambiente

"1 - Mudar as lâmpadas

Substituir uma lâmpada normal por uma lâmpada fluorescente poupa 68 kg de carbono por ano. Se for uma lâmpada de baixo consumo, melhor.

2 - Andar menos de carro
Caminhar, andar de bicicleta, partilhar o carro ou usar os transportes públicos com mais frequência poupará 0,5 kg de dióxido de carbono por cada 1,5 km que não se andar de carro!

3 - Reciclar mais
Pode evitar-se a emissão de 1000 kg de dióxido de carbono por ano, reciclando apenas metade do desperdício (lixo) de cada casa.

4 - Verificar os pneus do automóvel
Manter os pneus do carro devidamente calibrados pode melhorar o consumo de combustível em mais de 3%. Cada 4 litros de combustível poupados retiram 9 kg de dióxido de carbono da atmosfera!

5 - Usar menos água quente
Aquecer a água consome imensa energia. Usar menos água quente, instalando um chuveiro de baixa pressão, evita a emissão de 160 kg de CO2 (dióxido de carbono) por ano. Lavar a roupa em água fria ou morna evita a emissão de 230 kg por ano.

6 - Evitar produtos com demasiada embalagem
Pode evitar-se a emissão de 545 kg de dióxido de carbono se se reduzir o lixo em 10% (e reciclar o que se produz, claro).

7 - Ajustar o termóstato
Acertar o termóstato apenas dois graus para baixo no Inverno e dois graus para cima no Verão pode evitar a emissão de cerca de 900 kg de dióxido de carbono por ano.

8 - Plantar uma árvore

Uma única árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante o tempo de vida médio de uma pessoa.


9 - Ser parte da solução

É importante saber mais e tornar-se activo!


10 - Espalhar a mensagem

No final, é bom pensar nisto: Antes de imprimir este documento, vale a pena pensar se é mesmo necessário.

Para produzir 1 tonelada de papel são necessárias 10 a 20 árvores, 10 000 litros de água e 5 MWh de energia.
Em média, por ano, uma família gasta em papel o equivalente ao abate de seis árvores.
In site Junior



Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites