<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7971514483162115648\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com/\x26vt\x3d-5740747073775447450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë QUEIRÓS, José Maria de Eça de (1845-1900)

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sabia que neste dia nasceu....

José Maria de Eça de Queirós,
na Póvoa de Varzim, a 25 de Novembro de 1845 e veio a falecer em Paris, a 16 de Agosto de 1900.

Filho de José Maria Teixeira de Queiroz e de Carolina Augusta Pereira d'Eça. Frequentou o Colégio da Lapa, no Porto, de onde saiu em 1861, com dezasseis anos, para a Universidade de Coimbra onde estudou direito.

Em Coimbra, Eça foi amigo de Antero de Quental. Os seus primeiros trabalhos, publicados como um folhetão na revista "Gazeta de Portugal". Em 1869 e 1870, Eça de Queirós viajou ao Egipto e visitou o canal do Suez que estava a ser construído, que o inspirou em diversos dos seus trabalhos, o mais notável dos quais o O mistério da estrada de Sintra, em 1870, e A relíquia, publicado em 1887.

Em 1871 foi um dos participantes das chamadas Conferências do Casino,
escreveu ainda a novela O Crime do Padre Amaro, e as obras Os Maias, O Mandarim, entre outras.
Fonte: Wikipédia

 
 

ë Região Autónoma da Madeira assinala os direitos da criança

sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Região Autónoma da Madeira assinalou ontem os direitos da criança e o blog da BPRM transcreve abaixo os Direitos da Criança.

Adoptada a 20 de Novembro de 1989 pelas Nações Unidas, embora Portugal só a tenha ratificado a 21 de Setembro de 1990.

Convenção dos Direitos da Criança

"Como já deves ter ouvido falar, as Nações Unidas aprovaram uma lei chamada "Convenção sobre os Direitos da Criança".
Essa lei tem 54 artigos que explicam cada um dos teus direitos. Os artigos que não referimos aqui dizem, sobretudo, respeito à forma como os adultos e os governos devem trabalhar em conjunto para que todas as crianças gozem dos seus direitos.

ARTIGO 1º Todas as pessoas com menos de 18 anos têm todos os seus direitos escritos nesta convenção.

ARTIGO 2º Tens todos esses direitos seja qual for a tua raça, sexo, língua ou religião. Não importa o país onde nasceste, se tens alguma deficiência, se és rico ou pobre.

ARTIGO 3º Quando um adulto tem qualquer laço familiar ou responsabilidade sobre uma criança, deverá fazer o que for melhor para ela.

ARTIGO 6º Toda a gente deve reconhecer que tens direito à vida.

ARTIGO 7º Tens direito a um nome e a ser registado, quer dizer, o teu nome, o dos teus pais e a data em que nasceste devem ser registados. Tens direito a uma nacionalidade e o direito de conheceres e seres educado pelos teus pais.

ARTIGO 8º Deves manter a tua identidade própria, ou seja, não te podem mudar o nome, a nacionalidade e as tuas relações com a família e menos que seja melhor para ti. Mesmo assim, deves poder manter as tuas próprias ideias.

ARTIGO 9º Não deves ser separado dos teus pais, excepto se for para teu próprio bem, como por exemplo, no caso dos teus pais te maltratarem ou não cuidarem de ti. Se decidirem separar-se, tens de ficar a viver com um deles, mas tens o direito de contactar facilmente com os dois.

ARTIGO 10º Se os teus pais viverem em países diferentes, tens direito a regressar e viver junto deles.

ARTIGO 11º Não deves ser raptado mas, se tal acontecer, o governo deve fazer tudo o que for possível para te libertar.

ARTIGO 12º Quando os adultos tomam qualquer decisão que possa afectar a tua vida, tens o direito a dar a tua opinião e os adultos devem ouvir seriamente o que tens a dizer.

ARTIGO 13º Tens direito a descobrir coisas e dizer o que pensas através da fala, da escrita, da expressão artística, etc., excepto se, quando o fizeres, estiveres a interferir com o direito dos outros.

ARTIGO 14º Tens direito à liberdade de pensamento e a praticar a religião que quiseres. Os teus pais devem ajudar-te a compreender o que está certo e o que está errado.

ARTIGO 15º Tens direito a reunir-te com outras pessoas e a criar grupos e associações, desde que não violes os direitos dos outros.

ARTIGO 16º Tens direito à privacidade. Podes ter coisas como, por exemplo, um diário que mais ninguém tem licença para o ler.

ARTIGO 17º Tens direito a ser informado sobre o que se passa no mundo através da rádio, dos jornais, da televisão, dos livros, etc. Os adultos devem ter a preocupação de que compreendes a informação que recebes.

ARTIGO 18º Os teus pais devem educar-te, procurando fazer o que é melhor para ti.

ARTIGO 19º Ninguém deve exercer sobre ti qualquer espécie de maus tratos. Os adultos devem proteger-te contra abusos, violência e negligência. Mesmo os teus pais não têm o direito de te maltratar.

ARTIGO 20º Se não tiveres pais, ou se não for seguro que vivas com eles, tens direito a protecção e ajuda especiais.

ARTIGO 21º Caso tenhas de ser adoptado, os adultos devem procurar ter o máximo de garantias de que tudo é feito da melhor maneira para ti.

ARTIGO 22º Se fores refugiado (se tiveres de abandonar os teus pais por razões de segurança), tens direito a protecção e ajuda especiais.

ARTIGO 23º No caso de seres deficiente, tens direito a cuidados e educação especiais, que te ajudem a crescer do mesmo modo que as outras crianças.

ARTIGO 24º Tens direito à saúde. Quer dizer que, se estiveres doente, deves ter acesso a cuidados médicos e medicamentos. Os adultos devem fazer tudo para evitar que as crianças adoeçam, dando-lhes uma alimentação conveniente e cuidando bem delas.

ARTIGO 27º Tens direito a um nível de vida digno. Quer dizer que os teus pais devem procurar que não te falte comida, roupa, casa, etc. Se os pais não tiverem meios suficientes para estas despesas, o governo deve ajudar.

ARTIGO 28º Tens direito à educação. O ensino básico deve ser gratuito e não deves deixar de ir à escola. Também deves ter possibilidade de frequentar o ensino secundário.

ARTIGO 29º A educação tem como objectivo desenvolver a tua personalidade, talentos e aptidões mentais e físicas. A educação deve, também, preparar-te para seres um cidadão informado, autónomo, responsável, tolerante e respeitador dos direitos dos outros.

ARTIGO 30º Se pertenceres a uma minoria, tens o direito de viver de acordo com a tua cultura, praticar a tua religião e falar a tua própria língua.

ARTIGO 31º Tens direito a brinca.

ARTIGO 32º Tens direito a protecção contra a exploração económica, ou seja, não deves trabalhar em condições ou locais que ponham em risco a tua saúde ou a tua educação. A lei portuguesa diz que nenhuma criança com menos de 16 anos deve estar empregada.

ARTIGO 33º Tens direito a ser protegido contra o consumo e tráfico de droga.

ARTIGO 34º Tens o direito a ser protegido contra abusos sexuais. Quer dizer que ninguém pode fazer nada contra o teu corpo como, por exemplo, tocar em ti, fotografar-te contra a tua vontade ou obrigar-te a dizer ou a fazer coisas que não queres.

ARTIGO 35º Ninguém te pode raptar ou vender.

ARTIGO 37º Não deverás ser preso, excepto como medida de último recurso e, nesse caso, tens direito a cuidados próprios para a tua idade e visitas regulares da tua família.

ARTIGO 38º Tens direito a protecção em situação de guerra.

ARTIGO 39º Uma criança vítima de maus tratos ou negligência, numa guerra ou em qualquer outra circunstância, tem direito a protecção e cuidados especiais.

ARTIGO 40º Se fores acusado de ter cometido algum crime, tens direito a defender-te. No tribunal, a polícia, os advogados e os juízes devem tratar-te com respeito e procurar que compreendas o que se está a passar contigo.

ARTIGO 42º Todos os adultos e crianças devem conhecer esta Convenção. Tens direito a compreender os teus direitos e os adultos também. Assim, pode-se dizer que o Dia Mundial da Criança serve para lembrar um grande problema mundial: o esquecimento dos direitos das crianças".

Retirado do site "Júnior.TE", veja sites favoritos.

 
 

ë Conferência Internacional do Funchal "Merecer o Futuro - Riscos e Respostas para a Crise Global Contemporânea"

quinta-feira, 20 de novembro de 2008
"Quanto mais informadas as pessoas estiverem, quantos mais elementos tiverem para interpretar a sua própria vida à luz das realidades que nos rodeiam e que nos condicionam, quanto mais instrumentos nós tivermos para analisar essa realidade, melhor saberemos nos defender dos problemas que ela nos coloca".

A opinião é de Faria Paulino, comissário da "Funchal 500 Anos", a propósito da Cultura e da importância de iniciativas como a Conferência Internacional do Funchal "Merecer o Futuro - Riscos e Respostas para a Crise Global Contemporânea", que se realiza amanhã e sábado no Hotel Savoy Classic, integrada nas celebrações do quinto cetenário
da capital madeirense.

Mais informação
Programa e inscriçoes

 
 

ë Lançamento da obra "Escritos 3 Horácio Bento Gouveia 1940 - 1949"

terça-feira, 11 de novembro de 2008
Local: Clube Literário do Porto
Data: 22 de Novembro, às 21h30

A cerimónia contará com a apresentação do Professor Doutor António Oliveira, poeta e escritor, e com as presenças da autora da obra e da escritora portuense Maria Adelaide Valente que, em 2003, foi a vencedora do prémio literário Horácio Bento de Gouveia, promovido anualmente pela edilidade vicentina.

De referir que o livro 'Escritos 3 Horácio Bento Gouveia 1940 - 1949' tem uma edição de 500 exemplares e surgiu de um longo processo de pesquisa no Arquivo Regional da Madeira (ARM), na Biblioteca Municipal do Funchal e do acervo existente na biblioteca da Casa-Museu Dr. Horácio Bento Gouveia, em Ponta Delgada, tendo sido publicado com o apoio da Câmara Municipal de São Vicente.
Fonte: Diário de Notícias da Madeira

 
 

ë Semana do Livro da Madeira em Lisboa

sexta-feira, 7 de novembro de 2008
A apresentação de "Jardins do Mundo - Discursos e Práticas", da Gradiva, por Guilherme d'Oliveira Martins, pelas 21h30 do dia 13 de Novembro, marca a Semana "Livro da Madeira", que decorre de 11 a 16 na Livraria Byblos, em Lisboa. Já o lançamento cá da obra está agendado para as 18 horas de 20 de Novembro, quinta-feira, no salão nobre do Governo Regional com Viriato Soromenho Marques.

O programa da Semana "Livro Madeirense" inclui ainda apresentações de "Cultura Madeirense, Temas e Problemas" e " Madeira na História, Escritos sobre a Pré -Autonomia," por Paquete de Oliveira (dia 11, 18h30), "Novo Romanceiro do Arquipélago da Madeira" coligido por Pere Ferré e "Canga" de Horácio Bento de Gouveia por David Pinto Correia (12, 18 h30), uma acção pedagógica sobre 'Monakus' de Francisco Fernandes (dia 13, 10h30) e a intervenção de Isabel Drumond de Braga sobre Historiografia Madeirense (dia 14, 18h30), complementam a iniciativa cultural. Fonte: DN 07/11/08

 
 

ë Lançamento da obra "Calheta, Património Natural"

quarta-feira, 5 de novembro de 2008
"Património Natural', a qual visa, antes de mais, contribuir para a divulgação dos aspectos naturais deste município. A descrição ilustrada das condições físicas do território, direccionada a duas grandes unidades de paisagem, a costa e a serra, concilia referências pontuais à magnitude da intervenção humana neste território insular [...].

Esta obra elenca ainda um conjunto de sítios e percursos seleccionados e descritos com o objectivo de promover um contacto próximo com os elementos naturais de particular interesse na paisagem da Calheta.
Fonte: DN

 
 

ë Roteiro Bibliotecário - Biblioteca M. António Botto

segunda-feira, 3 de novembro de 2008



Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites