<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7971514483162115648\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com/\x26vt\x3d-5740747073775447450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Anel do século XVI achado em Santa Cruz

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
"As obras de acompanhamento arqueológico realizadas pelo Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea (CEAM) e pela Associação de Arqueologia e Defesa do Património da Madeira (Archais) no edifício de Misericórdia de Santa Cruz trouxeram à luz uma peça de joalharia popular do XVI.

Trata-se de um anel de cobre decorado que terá pertencido a um dos antigos moradores do imóvel. Segundo Élvio Sousa, responsável do CEAM, "esta é uma peça de significativo interesse para o estudo e conhecimento do dia-a-dia das populações quinhentistas e demonstra, inequivocamente, o papel da actividade arqueológica na obtenção de dados para o conhecimento histórico, em particular de Santa Cruz".
O arqueólogo revela que a peça, tal como muitas outras encontradas nas escavações, será exibida numa exposição permanente, actualmente em fase de projecto, com vista à criação de um núcleo museológico, aberto ao público[...]"
Fonte: DN 26/01/09

 
 

ë Câmara de Lobos - Municípo da Cultura 2009

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
O Município da Cultura tem por objectivos consolidar e promover a descentralização cultural, levando o potencial e a visibilidade das iniciativas a todos os concelhos da Região.
No dia 25 de Janeiro, o Ensemble de Guitarras actua no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos será, a 25 de Janeiro, o palco de um Concerto com o Ensemble de Guitarras do Gabinete Coordenador de Educação Artística.

A actuação começa às 18 horas e está inserida na programação do Município da Cultural 2009.

 
 

ë Prémio Portugal Telecom - inscrições

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
"As inscrições para a edição 2009 do Prémio Portugal Telecom de Literatura estão abertas até 28 de Fevereiro, anunciaram os organizadores.


O prémio distinguirá romances, contos, poesias, crónicas, dramaturgias e autobiografias, escritos originalmente em língua portuguesa, com primeira edição no Brasil, entre 01 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2008.

Podem participar igualmente obras com primeira edição no estrangeiro, entre 01 de Janeiro de 2005 e 31 de Dezembro de 2008, desde que tenham a primeira edição no Brasil em 2008".

 
 

ë Nova ortografia em 2010 : Ensino básico vai ter currículos educativos adaptados

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Os novos programas do ensino básico, que serão implementados no ano lectivo de 2010/2011, já terão em conta o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O director regional de Educação, Rui Anacleto salienta o facto de o Ministério de Educação não ter definido ainda as directrizes na implementação da nova grafia da língua portuguesa. Como já está delineado que os novos currículos educativos, a entrar em vigor em Setembro de 2010, já serão redigidos tendo por base as novas regras do português, aquele governante supõe que será nessa altura que entrará em vigor o acordo ortográfico a nível nacional e regional, tal como já acontece no Brasil, desde 1 de Janeiro deste ano.Contudo, nada está definido ainda, nem mesmo ao nível da formação dos professores.

Desde 2004, que está a ser implementada a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), sendo possivelmente através desta terminologia gramatical para utilização no ensino da língua portuguesa que serão dadas a conhecer aos professores as novas mudanças na grafia da língua de Camões. As alterações que se vão verificar exigem mudanças em 1,6 por cento dos vocábulos portugueses, mas o hífen em palavras compostas será uma das maiores dúvidas. É o que já está acontecendo no Brasil, onde a supressão do hífen em algumas palavras tem causado grandes confusões.

De entre as dúvidas, está a grafia das palavras como "pararraios" ou "pára-raios", "subumano" ou "sub-humano", "co-habitar" ou "coabitar", "abrupto" ou "ab-rupto" e "reeditar" ou "re-editar". A coordenadora de uma linha telefónica para a resolução de questões gramaticais no Brasil, Beatriz Cruz, adianta à Lusa que a solução para estas questões será resolvida com a publicação do novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que terá o registo oficial de cerca de 300.000 palavras, pela Academia Brasileira de Letras (ABL), já no mês de Fevereiro.

No Brasil, as novas regras do português podem ser adoptadas de forma voluntária desde 1 de Janeiro deste ano, sendo que a obrigatoriedade na utilização da nova grafia será para 2012. Até lá, as duas ortografias são aceites, mas vários jornais começaram a adoptar as novas regras.Em Portugal, 2014 é a meta para implementar a uniformização gráfica da língua. Todavia, existem jornais desportivos que estão, já, a adoptar o acordo ortográfico.

Unificação vai facilitar leitura
Participou numa das primeiras reuniões em 1986, com a linguista Luísa Dolbethe e Costa, na Universidade Agostinho Neto, em Angola, para dar início às alterações na grafia das palavras portuguesas. Neste momento, Octaviano Correia é revisor do JM e escritor de contos infantis.

Manifestamente a favor do Acordo Ortográfico, afirma que a unificação da língua portuguesa vai facilitar a leitura nos países de língua oficial portuguesa. «A uniformização vai permitir que se leia um autor brasileiro, um português ou angolano sempre com a mesma grafia, nas várias escolas» dos países lusófonos.Garantindo que irá adoptar a nova grafia «sem problema nenhum», Octaviano Correia responde aos críticos do Acordo Ortográfico que sempre houve mudanças na língua «não tinham era tanta visibilidade, como aconteceu com o quási e o desaparecimento do acento nos advérbios de modo», exemplificou. E lembra que, quando o acordo entrar em vigor, «a polémica vai acabar».Aquele escritor defende ainda que «quem faz as regras da língua não são os gramáticos, mas quem a fala, porque é complicado escrever palavras quando não se lê consoantes que delas fazem parte».Mesmo assim entende que, no início a escrita será complica, principalmente nas palavras compostas, «mas também os madeirenses já não têm por hábito colocar os hífenes», disse.

Anote as alterações
Alfabeto
O alfabeto português passará de 23 para 26 letras, com a introdução em definitivo do K, do W e do Y.

Maiúsculas e minúsculas
O uso de maiúsculas e minúsculas obedece a novas regras, sendo que os meses do ano e os pontos cardeais deverão ser escritos em minúsculas (janeiro, fevereiro e norte, sul). Poder-se-á utilizar maiúsculas ou minúsculas em títulos de livros, sendo que a primeira palavra será sempre com maiúscula (Insustentável Leveza do Ser ou Insustentável leveza do ser). Também será permitida a dupla grafia em expressões de tratamento (Exmo. Sr. ou exmo. sr.) em sítios públicos e edifícios (Praça da República ou praça da república) e em nomes de disciplinas ou campos do saber (História ou história, Português ou português).

Supressão de consoantes
A supressão de consoantes mudas vai ter como critério a sua pronúncia. Assim:cc - transacionado, lecionar. Mantém-se em perfeccionismo, por se articular a consoante.cç - ação, reação. Mantém-se em sucção.ct - ato, atual, teto, projeto. Mantém-se em facto ou bactéria.pc - percecionar, anticoncecional. Mantém-se em opcional.pç - adoção, conceção. Mantém-se em corrupção e opção.pt - Egito, batismo. Mantém-se em inapto, eucalipto.Pode existir ainda a dupla grafia nas palavras com sequências "bt", "gd", "mn" e "tm" (aritmética/arimética), uma vez que o acordo permite a escolha facultativa.

Acentos
Passam a ser suprimidos alguns acentos gráfico em palavras graves: crêem, vêem, lêem passam a creem, veem e leem;pára, pêra, pêlo, pólo passam a para, pera, pelo e polo.As palavras acentuadas no ditongo oi e ei passam a ser escritas sem acento: estoico, paleozoico, asteroide e boleia, plateia, ideia. Supressão do acento circunflexo em abençoo, voo, enjoo.

O uso do hífen vai desaparecer em:
­1 - palavras compostas em que o prefixo termina em vogal e o sufixo começa em r ou s, dobrando essa consoante: ultrassons, ultrarrápido.2 - o prefixo termina em vogal diferente da incial do sufixo: extraescolar, autoestrada, intraósseo.3 - formas monossilábicas do presente do indicativo do verbo haver: hei de, hás de.

O hífen emprega-se em:
1-palavras compostas onde a última vogal do prefixo coincide com a inicial do sufixo, excepto o prefixo co- que se algutina ao sufixo iniciado por o: contra-almirante, micro-organismo, co-obrigação.2 ­- palavras que designam espécies da Biologia ou Zoologia: águia-real, couve-flor.

2014 é a meta para implementar a uniformização gráfica da língua. Dezassete anos depois da assinatura do acordo, Portugal compromete-se a honrar o compromisso, tendo aprovado em Março do ano passado o Segundo Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico da língua portuguesa. A assinatura do acordo data de 1990, mas só agora Portugal decidiu levar adiante a proposta do protocolo modificativo de 2004 e estabelecer um prazo de seis anos para a adaptação e entrada em vigor da nova grafia.

Livros e “sites” ajudam na mudança
Apesar de ainda faltar algum tempo para que Portugal adopte oficialmente as mudanças que constam no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, já existem alguns livros e também “sites” que ensinam quais as mudanças que vão ocorrer no português.Para um estudo mais aprofundado, há o livro de João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia “Atual - O novo acordo ortográfico” que versa sobre a nova grafia portuguesa.Para tirar dúvidas mais rapidamente existe o “portuguesexacto.pt”, da Porto Editora, que disponibiliza um conversor do acordo ortográfico online.

Priberam
A Priberam também já colocou online um conjunto de ferramentas que contemplam o novo acordo ortográfico. Entre as novidades destacam-se novas versões dos correctores ortográficos e sintácticos, bem como um conversor de textos para o Acordo Ortográfico. A celebrar doze anos após o seu lançamento, o Ciberdúvidas continua a merecer a visita diária de milhões de falantes do português, mas ainda não vai adoptar o Acordo Ortográfico, que só aplicará quando vigorar em Portugal.
Fonte: JM 19/01/09


 
 

ë Novo espaço para Biblioteca Municipal

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
A Biblioteca Municipal deverá ser integralmente transferida para o local do antigo supermercado 'Pingo Doce' no Edifício 2000, onde ocupará novas instalações, propositadamente adaptadas ao cumprimento da sua função, até Agosto ou Setembro do corrente ano.

Os equipamentos necessários à Biblioteca custarão, de acordo com uma estimativa, 150 mil euros, e a conclusão da obra está prevista para Julho, devendo a mudança dos livros e documentos processar-se em Agosto e Setembro.
Fonte: DN 14/01/09

 
 

ë Lançamento da obra "Pintura Contemporânea Portuguesa - 100 Pintores"

terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Obra "Pintura Contemporânea Portuguesa - 100 Pintores" dedicada à pintura contemporânea do final do século XX, início do século XXI, um género de catálogo onde são apresentados currículos e obras de uma centena de artistas portugueses ou residentes em Portugal há muitos anos.

Livro concebido e coordenado por Manuel de Sousa e Ernesto Neves, que deixaram de fora da selecção nomes relevantes das artes plásticas portuguesas deste período.

Com o intuito de "dar a conhecer ao leitor o que se faz na Pintura em Portugal, tornando-se [a obra] num instrumento fundamental para o conhecimento efectivo da Pintura portuguesa nos finais do século XX e inícios de XXI".

"Em Espanha pensam que há cinco pintores a fazer coisas em Portugal" disse o coordenador, que apontou como meta "desmistificar precisamente isso".
Fonte: DN 13/01/09


 
 

ë Dia do Imperador celebrado amanhã na Fajã da Ovelha

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
O 'Beato Imperador Carlos de Áustria' é amanhã, sábado, homenageado a título póstumo na freguesia da Fajã da Ovelha, localidade que visitou entre 27 e 30 de Dezembro de 1921.

O acto público, a ter lugar na igreja matriz da Fajã da Ovelha pelas 18 horas, é uma iniciativa conjunta da Casa do Povo, da Junta de Freguesia e da própria Paroquia da Fajã da Ovelha.

O programa de homenagem abre com uma introdução à figura do Imperador, onde será apresentado um pequeno resumo da vida e obra de Carlos de Áustria, dando-se assim visibilidade a esta grande figura mundial e à sua relação com a freguesia da Fajã da Ovelha. De seguida será feita uma breve apresentação do livro 'O Beato', após a qual haverá a celebração de uma missa solenizada pelo Grupo Coral da freguesia. Após a iniciativa religiosa, haverá a deposição de uma coroa de flores em memória do homenageado, uma ilustre figura mundial, que foi beatificado a 3 de Outubro de 2004, pelo então Papa João Paulo II[...].


Visitou a freguesia da Fajã da Ovelha, de 27 a 30 de Dezembro de 1921 a convite da família de Augusto de Gouveia, esteve na Igreja Matriz de São João Baptista, para pedir a Deus pela paz do mundo.Reduzido à pobreza, viveu com a sua família numa casa bastante húmida no Monte. Por isso adoeceu gravemente, aceitando a doença como sacrifício pela paz e a unidade dos seus povos.



Foi beatificado pelo Papa João Paulo II a 3 de Outubro de 2004.
Fonte: DN 09/01/09

 
 

ë Novo livro aborda Bolo de Mel em contexto histórico

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Gastronómicas divulga receitas ancestrais


"É um dos mais apreciados doces da gastronomia madeirense e agora está em livro. A Associação Cultural Memórias Gastronómicas fez um levantamento sobre o Bolo de Mel e apresenta-o em 'O Bolo de Mel - Ex Libris da Doçaria Madeirense', um livro que vai para além deste produto, bastante apreciado nesta época.

O livro, compilado pelo historiador João José Abreu de Sousa, traça um quadro da Madeira antiga, reúne uma abordagem histórica à ilha, na vertente da gastronomia, com especial incidência na economia e na indústria açucareira. É também um veículo para a apresentação de receitas, as do convento de Santa Clara e de particulares, cujo objectivo é também divulgar a riqueza e manter as receitas ancestrais por outras gerações [...].
Fonte: JM 020109



Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites