<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7971514483162115648\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com/\x26vt\x3d-5740747073775447450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Elogio a Dalila Teles Veras

quinta-feira, 28 de maio de 2009
A escritora viu-se elogiada por josé viale Moutinho. Hoje é lançado um livro seu na Feira

"A qualidade do livro de poesia de Dalila Teles Veras, 'Retratos Falhados', foi enfatizada por José Viale Moutinho, que a considerou uma "grande poeta" no decorrer de uma conversa com o público mantida ontem, no Pavilhão dos Autores da Feira do Livro do Funchal. A obra (Ed. Escrituras, Brasil) será hoje apresentada no certame
, às 19 horas, por Irene Lucília Andrade[...]".
Fonte: 28/05/09

 
 

ë Sabia que Victor-Marie Hugo (1802-1885)

segunda-feira, 25 de maio de 2009
Victor-Marie Hugo nasceu em Besançon, 26 de Fevereiro de 1802 e veio a falecer em Paris, 22 de Maio de 1885.

"Foi um escritor e poeta francês de grande actuação política em seu país. É autor de Les Misérables, sua melhor peça e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras.

Filho de Joseph Hugo e de Sophie Trébuchet, nasceu em Besançon, no Doubs, mas passou a infância em Paris. Estadas em Nápoles e na Espanha acabaram por influenciar profundamente sua obra. Funda com os seus irmãos em 1819 uma revista, o Conservateur littéraire (Conservador literário), que já chama a atenção para o seu talento. No mesmo ano, ganha o concurso da Académie des Jeux Floraux[...]".
Fonte: Wikipédia, ver mais, aqui

 
 

ë Museu 'Vicentes' abre Sala de Consulta

sexta-feira, 22 de maio de 2009
"A Photographia - Museu 'Vicentes' abriu ontem ao público uma Sala de Consulta. Dois pontos multimédia permitem ao visitante 'entrar' em alguns dos fundos fotográficos que fazem parte do acervo do museu.

As colecções: 'Perestrellos Photographos' e 'Photo Figueiras' , os álbuns 'Transportes na Madeira' e 'Imperadores de Áustria' são os fundos que poderão ser consultados.

Está também disponível a 'Base de Dados da Photographia - Museu 'Vicentes''. A pesquisa pode ser efectuada por nome, data, número de registo, morada e profissão.

A base integra registos de negativos de 20 de Setembro de 1884, a 24 Janeiro de 1913 e está em curso a introdução de novos dados. "A abertura da sala vem simplificar o trabalho", disse a propósito a directora da instituição, Helena Araújo[...]".

Fonte: DN 22/05/09

 
 

ë Jorge 'Vicente' Silva vai ser homenageado

terça-feira, 19 de maio de 2009
O falecido decano da fotografia, Jorge Silva, será homenageado na Sexta-Feira

Nasceu a 6 de Outubro de 1913, tendo começado a trabalhar por volta de 1929 no estúdio da Photographia 'Vicente'. Depois de décadas dedicadas à paixão pela fotografia, Jorge 'Vicente' Bettencourt Gomes da Silva morreu a 19 de Dezembro último.

Era o mais antigo decano da fotografia na Madeira. Agora, por ocasião da semana em que se comemora do Dia Internacional dos Museus, o Museu 'Vicentes' vai homenagear esta figura emblemática da História da Madeira.
Fonte: DN 19/05/09

 
 

ë Vicentes” tornou-se pequeno demais para tanto espólio

"Adquirido a 3 de Agosto de 2004 pelo Governo Regional, todo o imóvel do Museu Vicentes tem sido desde então alvo de um projecto de recuperação de ampliação da sua área museológica.

Ontem, no Dia Internacional dos Museus, o secretário regional de Educação e Cultura anunciou que neste momento mais de 600 mil originais já começaram a ser catalogados e digitalizados e que em consequência disso o actual espaço já se tornou pequeno para acolher todo o material. A secretaria procura agora um edifício próximo ao museu para que
receba parte do espólio[...]".
Fonte: JM 19/05/09

 
 

ë Dia dos Museus com propostas diversas na RAM

segunda-feira, 18 de maio de 2009
"Museus e Turismo" foi o tema proposto este ano para o Dia Internacional dos Museus, que é também celebrado na Madeira. Vários espaços museológicos associaram-se à efeméride com programas especiais, a começar pelo Museu de Arte Contemporânea, que oferece entradas gratuitas entre e material de apoio. Estão ainda previstas visitas guiadas à exposição 'Andar Modelo', da artista plástica Filipa Venâncio.
Na Casa-Museu Frederico de Freitas há entradas gratuitas e visitas guiadas à Casa da Calçada e Casa dos Azulejos (11h00, 14h30 e 16h30) e uma visita temática, às 15h30, dedicada ao tema 'Madeira de Oitocentos: Estadias & Terapias'. No local será projectado 'Memórias Visuais, Pequenos Encantos', com imagens de estampas, aguarelas e desenhos realizados por viajantes que passaram po cá no século XIX.
Uma Gincana Cultural sobre o tema 'Museus e Turismo' é a proposta para a manhã no Museu Quinta das Cruzes. Já à tarde, entre as 14 horas e as 17h30 abrem-se os jardins do museu ao público para acolher um concerto com o Orquestrofone[...]". Ver mais,
aqui
Fonte: DN 18/05/09

 
 

ë Madeira divulga literatura na Feira do Livro de Lisboa

quarta-feira, 6 de maio de 2009
"A Madeira marca a sua estreia na Feira do Livro de Lisboa, que decorre no Parque Eduardo VII até ao próximo dia 17.

Títulos da Colecção Funchal 500 anos como os “Guias” têm despertado o interessantes dos visitantes. As vendas, segundo Gonçalo Santos, da Empresa Municipal Funchal 500 Anos, têm superado as expectativas, mas o mais importante é a divulgação da literatura madeirense. ...

O vasto público que por estes dias tem percorrido o Parque Eduardo VII, procura essencialmente no espaço da Madeira «muita temática da História da Madeira e os Guias editados pelos 500 Anos (têm tido uma saída e aceitação enorme)», bem como livros relacionados com a “História do Açúcar e Sociedades Insulares”.

O registo de vendas «tem até superado as expectativas», refere Gonçalo Santos, que sublinha que “principalmente nos primeiros dias, no primeiro fim-de-semana”, as expectativas foram em muito superadas, mas este prefere sublinhar que «sobretudo mais importante do que as vendas aqui, é de facto a promoção que se está a fazer àquilo que se faz na Madeira, à investigação histórica, à poesia que se escreve na Madeira, à literatura que se faz na Madeira …»[...]".
Fonte: JM 06/05/09

Ver mais, aqui

 
 

ë BlindTube

O BlindTube é um sítio de exibição de filmes criado para possibilitar o acesso às pessoas com deficiência.

No BlindTube, as pessoas com deficiência visual têm à sua disposição o recurso à audiodescrição, através da qual, podem ouvir nos intervalos dos diálogos todos os pormenores que não são perceptíveis somente através da audição, tais como: as cenas sem diálogo, as reacções silenciosas, os cenários, os figurinos, as paisagens, entre outros.

As pessoas com deficiência auditiva dispõem de legendagem caption, na qual os símbolos indicam tudo o que está a acontecer no som do filme, como por exemplo, os ruídos, a música, quem está a falar...Para as pessoas com deficiência motora é possível navegar somente através do teclado, sem a utilização do rato.Para quem preferir, também é possível assistir ao filme sem a utilização destes recursos.

O BlindTube exibe filmes de curta-metragem de todos os géneros, estilos e temáticas.O seu objectivo é proporcionar diversão, cultura e arte com acessibilidade a todas as pessoas.

Visite, aqui: divirta-se e divulgue

 
 

ë Lançamento do livro “Na Via do Progresso”

terça-feira, 5 de maio de 2009
"O escritor madeirense Guilherme de Abreu Correia lança, no dia 18 de Junho próximo, o seu décimo-sétimo livro,intitulado “Na Via do Progresso”, na Associação “Mão Amiga”, no Funchal.

Através de mais esta obra, o autor vem dar continuidade à sua «missão» de «preparar o terreno com Conhecimento, Sabedoria e informações para facilitar a vida às novas gerações, que necessitarão de um modelo espiritual realmente coerente, moderno e progressista, a fim de que possam expandir as suas consciências até ao limite das suas potencialidades».

O livro está dividido em duas temáticas principais,designadamente o “Tema da Alimentação Humana na Terra” e o “Tema da Nova Visão Espiritual do Futuro”[...]"
JM 05/05/09

 
 

ë Poeta do Paul do Mar homenageado

segunda-feira, 4 de maio de 2009
Francisco Fernandes incentiva escolas da região a seguirem este exemplo, escolhendo uma figura local para seu patrono

A escola EB1/PE do Paul do Mar passa a partir de agora a ostentar o nome de Vasco da Gama Rodrigues, numa homenagem ao poeta nascido há um século naquela freguesia do concelho da Calheta e que faleceu faz hoje 18 anos.

O secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, que presidiu à cerimónia, destacou a obra "deste vulto importante da cultura madeirense". Perante o desafio lançado pelo coordenador das comemorações do centenário do poeta, Paulo Garcês, o governante revelou a disponibilidade para proceder à reedição das obras esgotadas há já algum tempo
.
Fonte: DN 04/05/09

Saber mais sobre o poeta, aqui



Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites