<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7971514483162115648\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com/\x26vt\x3d-5740747073775447450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Inauguração da biblioteca da freguesia do Curral das Freiras

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
"A freguesia do Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, já tem uma biblioteca e um espaço com internet. Esta nova infraestrutura fica localizada junto ao auditório e foi, ontem, inaugurada pelo director regional de Educação, Rui Anacleto que se fez acompanhar no acto pelo presidente da autarquia de Câmara de Lobos, Arlindo Gomes. Rui Anacleto sublinhou, na oportunidade, que os investimentos feitos no Curral das Freiras nos últimos anos “é a forma de pôr aquela freguesia no centro do mundo, nomeadamente, com a possibilidade da população local aceder à internet porque é uma forma de a ligar ao outro lado do mundo, em tempo real”. No que diz respeito à biblioteca salientou que “os livros, por si só, são sinónimo de conhecimento mas também de recriação, sonho, fantasia e de imaginação”. Rui Anacleto advertiu, por isso, que “toda a população deverá tirar partido desta infraestrutura que irá contribuir para, através da educação e cultura, pormos o Curral das Freiras no centro do mundo” [...]".
Fonte: JM 12/02/2010

 
 

ë Lançamento do livro “Forte de São José da Pontinha – O Diamante que ilumina a Pérola do Atlântico”,

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
É hoje lançado, pelas 18h00, no Teatro Municipal Baltazar Dias, o livro “Forte de São José da Pontinha – O Diamante que ilumina a Pérola do Atlântico”, da autoria de Renato Barros com a colaboração de Vítor Bettencourt (investigação histórica e arquitectónica do forte de São José) e João da Cunha Paredes (traçado regulador da fortificação).

A obra será apresentada por Brian Philip, director da Kent Archaeological Rescue Unit, Roman Painted House de Dover, Reino Unido.

O Forte de São José, também conhecido como Forte do Ilhéu, Forte da Pontinha ou Bateria da Pontinha, foi construído em meados do século XVIII, numa extremidade do porto do Funchal , sobre a formação rochosa conhecida como ilhéu de São José. Quando a Madeira foi invadida por tropas inglesas, entre 1801 e 1807, este forte serviu como quartel aos britânicos e, posteriormente, de cadeia. Existem gravuras de marinha, da época, com a bandeira inglesa hasteada no forte.
Fonte: JM 09/02/2010

 
 

ë “Revolta da Farinha” foi há 79 anos

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
A 4 de Fevereiro de 1931, há 79 anos, os madeirenses revoltavam-se num movimento que ficou conhecido como "a revolta da farinha" , precursor, um mês depois, da "revolta da Madeira" contra a ditadura saída do 28 de Maio de 1926.
Na origem deste levantamento popular esteve o Decreto n.º 19273, de 26 de Janeiro de 1931, que estabelecia o monopólio da moagem e que ficou, então, conhecido como o "Decreto da Fome".
Este diploma, segundo o historiador Alberto Vieira, "acabou com a livre importação de trigo e farinhas, ficando entregue em regime de monopólio a um grupo de moageiros". Prosseguindo, Alberto Vieira condensa: "Todos reclamaram contra o novo regime cerealífero em manifestação pública a 29 de Janeiro. Nada demoveu o Governo central e a divulgação do Decreto na imprensa local a 04 de Fevereiro foi o rastilho da rebelião popular".

E finaliza: "Os motins alastraram-se na cidade e perduraram até 09 de Fevereiro. Os populares saquearam as moagens, sendo a Companhia Insular de Moinhos o alvo principal. Deste assalto do dia 06 de Fevereiro resultaram 5 mortos e muitos feridos".O historiador recorda ainda que o próprio governador militar, coronel José Maria de Freitas, em nota oficiosa de 5 de Fevereiro "havia se manifestado desfavorável ao Decreto".


O texto legislativo acabou por ser suspenso, mas, continua Alberto Vieira "os madeirenses ficaram sujeitos, a partir do dia 09 de Fevereiro, à represália do Governo central, através do coronel Silva Leal, Delegado Especial do Governo, acometido de poderes administrativos e militares, que chegou à ilha à frente de uma força militar e com poderes discricionários para proceder a prisões e deportações".
O clima de terror e de instabilidade criado na sequência do abafamento da revolta da farinha, despoletou, a 04 de Abril, a "Revolta da Madeira", instigada por políticos, deportados e militares,alguns dos quais integravam as forças do próprio Silva Leal, e madeirenses contra a ditadura do Estado Novo de Oliveira Salazar.
O "Movimento Revoltoso" instaurou a 11 de Abril de 1931 uma Junta Governativa que foi, então, confiada ao general Adalberto Gastão de Sousa Dias e, durante cerca de um mês, a Madeira, com um Governo pelos ideais democráticos, rivalizou com o do continente.
Este, no entanto, viria a sucumbir a 02 de Maio com a rendição dos revoltosos face à ofensiva militar preparada pela ditadura.

Foto retirada do blog olho de fogo
Um bem haja ao historiador Alberto Vieira
Fonte: JM 05/01/2010
Ver mais, Wikipédia

 
 

ë Faleceu Rosa Lobato de Faria (1932-2010)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Rosa Lobato de Faria faleceu ontem, aos 77 anos. A escritora e actriz encontrava-se internada há alguns dias num hospital privado de Lisboa.

Romancista, poeta e actriz, Rosa Lobato Faria fica para sempre na história por ter escrito obras como Poemas Escolhidos e Dispersos, O Pranto de Lúcifer, Os Pássaros de Seda, Os Três Casamentos de Camilla S., Romance de Cordélia, O Prenúncio das Águas, A Trança de Inês, O Sétimo Véu, Os Linhos da Avó, A Flor do Sal, A Alma Trocada ou mesmo A Estrela de Gonçalo Enes.


VÍDEO: Rosa Lobato de Faria - A compositora


VÍDEO: Rosa Lobato de Faria - A actriz


VÍDEO: Rosa Lobato de Faria - A escritora

 
 

ë JOYCE, James Augustine Aloysius

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Nasceu em Dublin a 2 de Fevereiro de 1882 e faleceu em Zurique a 13 de Janeiro de 1941.

É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX. Suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses (1914) e os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939).
Fonte: Wikipédia

 
 

ë Tomas Eloy Martinez

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
O escritor escreveu o livro "Santa Evita" (1995), que conta a história movimentada dos restos mortais de Eva Peron, que morreu em 1952 em Buenos Aires.

O seu corpo embalsamado e exposto até um golpe de Estado afastar o seu marido do poder, em 1955, foi posteriormente enterrado em segredo em Itália, sob a égide do Vaticano, antes de ser repatriado para a Argentina e outra vez sepultado no túmulo familiar em 1976.

"Santa Evita" é o romance argentino mais traduzido da história, em 30 línguas.

Martinez é igualmente o autor do "Cantor de Tango".

Durante a ditadura (1976-1983), Martinez refugiou-se na Venezuela, onde fundou o jornal "El Diario de Caracas".

Martinez também trabalhou para grandes jornais como o New York Times, o El Pais e o La Nacion.
Fonte: Lusa



Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites