<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7971514483162115648\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com/\x26vt\x3d-5740747073775447450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë "Prémio Literário Edmundo Bettencourt 2010" para Ana Teresa Pereira

segunda-feira, 31 de maio de 2010
"O “Prémio Literário Edmundo Bettencourt 2010” foi atribuído à escritora madeirense Ana Teresa Pereira, com a obra “A Outra”, assinado com o pseudónimo Lara Croft.

O anúncio foi feito no sábado passado, penúltimo dia da 36.ª Festa do Livro - Feira do Livro do Funchal.

Ana Teresa Pereira já tinha sido contemplada com o galardão instituído pela Câmara Municipal do Funchal na edição de 2006, com o romance “A Neve”.

Este ano, entre 142 concorrentes, venceu o prémio pela «beleza da história contada, o uso marcadamente literário e pessoal da linguagem, o domínio seguro e original da técnica narrativa, o ritmo narrativo acompanhado de força imaginética e dimensão lúdica», como classificou o júri [...]".

 
 

ë Grande homenagem a Max em Outubro

sexta-feira, 28 de maio de 2010
Núcleo de Homenagem formado por fadistas Carlos Amaral e Manuela Nobre e ainda jurista Rogério Sousa

"Maximiano de Sousa, conhecido por todos como Max, receberá no próximo mês de Outubro «a merecida homenagem pública, regional e nacional», por ter sido um dos representantes máximos da canção, do humorismo e do próprio Fado.

As datas do evento “Max-A Grande Homenagem” ainda estão dependentes das entidades nacionais e regionais, mas tudo aponta para a terceira semana do mês de Outubro. Para a realização do programa, foi constituído o Núcleo de Homenagem ao Max que é formado pelos fadistas Carlos Amaral e Manuela Nobre e ainda pelo jurista Rogério Sousa. Este grupo tem como «objectivo o de levar a cabo a grande homenagem à figura de Maximiano de Sousa, o grande Max que, penso eu, como milhares de portugueses, nunca foi homenageado categoricamente e que está esquecido, sendo apenas lembrado com a “Mula da Cooperativa”», lamentou Carlos Amaral.

Para a consagração definitiva da figura de Max, o Núcleo enviou um pedido à Presidência da República para que o artista madeirense seja agraciado, a título póstumo, com uma Ordem Honorífica, «não inferior à que foi entregue à grande diva do fado, Amália Rodrigues». Será ainda solicitado ao representante da República na Madeira, que esta cerimónia de entrega da comenda seja feita no Palácio de São Lourenço [...]".
Website - Maximiano de Sousa
Fonte: JM 28/05/2010

 
 

ë José de Almeida, mais conhecido por "Tio Zé" esteve ontem na Feira do Livro do Funchal

segunda-feira, 24 de maio de 2010
José de Almeida, mais conhecido por “Tio Zé”, esteve ontem a animar a pequenada no recinto da Feira do Livro do Funchal.

O autor dos livros “No reino de Drakis” e de “O pequeno golfinho Roaz” sentou-se, na companhia de duas “fadas”, com as crianças que ouviram atentamente a história que tinha para contar.

Como ambos os livros são dedicados à ACREDITAR, o autor fez questão ainda de falar da associação na qual é voluntário e mecenas, uma vez que parte das receitas dos seus livros revertem a favor desta instituição que apoia crianças com cancro [...]"
Fonte: JM 24/05/2010

 
 

ë Novo livro de Paulo César Nunes

quarta-feira, 19 de maio de 2010
O escritor madeirense Paulo César Nunes tem um novo livro. Intitula-se “O Guarda-Chuva Mágico” e tem lançamento agendado para 1 de Junho em Lisboa, na FNAC Alfragide.

“O Guarda-Chuva Mágico” é o sucessor de outras publicações: Colectânea "Poetas da Póvoa" I (1998), Colectânea "Poetas da Póvoa" II (2001), "A Carrinha" - Peça em poesia - Edição da Comunidade Vida e Paz (2003) e "Terra Soalheira" (2009). Natural do Funchal, freguesia de Santo António, Paulo César Alves Nunes é filho de uma família de emigrantes, no Brasil e Venezuela.
Fonte: JM 19/05/2010

 
 

ë Prorrogado o prazo do "Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís"

quarta-feira, 12 de maio de 2010
Foi prorrogado até 31 deste mês o prazo de recepção de originais concorrentes ao Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, correspondendo a várias solicitações nesse sentido.

Prémio instituído pela Estoril Sol, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís volta a ser uma oportunidade para todos os jovens escritores, desde que a sua idade não seja superior a 35 anos, completada até 31 de Dezembro do ano de atribuição e sem qualquer obra publicada no género.

O júri será presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura (na foto).

O Prémio no valor de 25 mil euros, foi lançado em 2008 no quadro das comemorações do 50º aniversário da Estoril-Sol, e atribuído, pela primeira vez, no ano passado.

A recepção de originais para a terceira edição do Prémio Literário Revelação terminará, assim, a 31 de Maio.
Fonte: JM 12/5/2010

 
 

ë Joaquim Pestana perpetuado em C. Lobos

quarta-feira, 5 de maio de 2010
"Mais de um século após a sua morte, cumpriu-se na segunda-feira um dos propósitos do poeta câmara-lobense Joaquim Pestana, através da edição de um livro com compilações de poemas das autoria do "ilustre filho da terra", conforme sublinharam Nelson Veríssimo, historiador responsável pela organização da publicação, e Arlindo Gomes, presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, entidade que edita o trabalho.

A apresentação, integrada na I Semana da Arte e da Cultura a decorrer na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, encheu a sala de conferências, numa sessão que teve a declamação de poemas da autoria do poeta homenageado a título póstumo, assim como, a actuação do Grupo Coral do estreito de Câmara de Lobos, que entoou uma música com letra de Joaquim Pestana. No final, foi entregue à assistência um exemplar do livro editado.

Na apresentação, Nelson Veríssimo realçou a importância deste homem das letras, para mais numa época onde "dominava o analfabetismo", e com a particularidade notável de então possuir uma biblioteca pessoal com cerca de 500 livros.

Já Arlindo Gomes admitiu que a edição desta compilação foi o "materializar a vontade de muitas pessoas", tendo destacado o papel da autarquia na promoção da cultura literária, que só no ano passado patrocinou cinco obras".
Fonte: DN 05/05/2010



Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites