<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7971514483162115648\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com/\x26vt\x3d-5740747073775447450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Academia Brasileira de Letras presta homenagem a Saramago

quarta-feira, 7 de julho de 2010
"O escritor José Saramago, falecido no passado dia 18 de Junho, aos 87 anos, deixará muitas saudades, disseram à Lusa membros da Academia Brasileira de Letras (ABL), que homenagearam na segunda feira o Nobel português.

"Deixa muita saudade, porque saudade, em grande parte, é aquela vontade que a gente tem de perguntar as coisas que nunca perguntou e que gostaria de saber que resposta teriam", afirmou a mais antiga professora de literatura portuguesa no Brasil, Cleonice Berardinelli. Emocionada, a professora de literatura contou que todos os livros que tem de Saramago são autografados pelo autor e comoveu-se ao ler uma das dedicatórias [...].

"Para a brasileira mais querida dos escritores portugueses. Toda a admiração e amizade do José Saramago. Não é linda?", perguntou. Amiga pessoal de Saramago, a académica contou que se correspondia com muita frequência por e-mail com o escritor e a sua mulher, Pilar.


Berardinelli participou na homenagem a Saramago, na sede da ABL, na noite de segunda feira, no Rio de Janeiro, e declarou sentir um "prazer imenso" ao ler qualquer texto de Saramago. "Qualquer um deles, desde os poemas até aos últimos que escreveu para a Fundação Saramago", afirmou. E acrescentou: "Além dos versos e da abundante ficção, Saramago escreveu peças de teatro, todas muito bem realizadas e que alcançaram êxito. Uma delas chegou a ser transformada em ópera"[...].

A 9 de Julho de 2009, Saramago foi eleito sócio correspondente da ABL, tendo o escritor ficado de marcar uma data para ir ao Brasil receber o prémio, o que nunca chegou a fazer, impossibilitado pelo debilitado estado de saúde".
Fonte: DN 07/07/2010

 
 

ë Morreu a escritora Matilde Rosa Araújo

terça-feira, 6 de julho de 2010

A escritora Matilde Rosa Araújo, que morreu hoje aos 89 anos, ficará para sempre ligada à docência, à literatura infantil e à defesa dos direitos das crianças numa longa e premiada carreira literária.
Nos seus livros, a autora centrou-se sempre em três grandes eixos de orientação: a infância dourada, a infância agredida e a infância como projecto.
Em 2004, quando recebeu o Prémio de Carreira da SPA, Matilde Rosa Araújo afirmou à Lusa que "os jovens lhe ensinaram uma espécie de luz da vida", porque "o seu olhar é de uma verdade intensa e absoluta".
Entre os seus livros mais importantes para a infância contam-se "Os direitos das crianças", "O palhaço verde" e "O livro da Tila", nome pelo qual era conhecida entre os amigos.
Fonte: Lusa

Biografia - Wikipédia



Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites