<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7971514483162115648\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com/\x26vt\x3d-5740747073775447450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Dia 26 de Outubro – dia da Biblioteca Pública Regional da Madeira

terça-feira, 26 de outubro de 2010
A Biblioteca Pública Regional comemorou 30 anos de existência, no dia 26 de Outubro de 2009, através da realização de uma exposição intitulada “O Tradicional e o Digital” que fez uma retrospectiva da história deste espaço, desde a sua criação em 1979. Este ano, o Dia da Biblioteca Pública Regional da Madeira será comemorado com o lançamento do novo site institucional, juntamente com um conjunto de novos serviços.

Queremos dar a conhecer à comunidade o que temos vindo a fazer e quais os projectos para o futuro. O novo site surge decorrente de uma prática de servir mais e melhor os nossos utilizadores. Este novo site surge organizado em grandes áreas: Biblioteca Pública, Serviços Online, Serviços Bibliotecas e Recursos. A primeira área, além da informação institucional, apresenta informação sobre os espaços e serviços existentes na biblioteca, documentação de apoio externa e interna e uma nova rubrica “Livros e Textos” que visa sobretudo divulgar novos livros (que nos chegam por Depósito Legal) e textos que sejam recomendados por nós ou por outros.

Nos Serviços Online, destacamos e agrupamos um conjunto de serviços que poderão ser acedidos através do nosso site tais como: “Catálogos” onde será encontrada informação sobre o espólio da Biblioteca nas diferentes áreas temáticas do seu acervo (livros, mapas, revistas, postais, cartazes, desdobráveis e outros), o “BPR Digital”, plataforma com área dedicada às publicações, dossiers temáticos, fundo iconográfico, base de dados biográfica de personalidades madeirenses (Quem é Quem) e outros conteúdos. Também é possível realizar a requisição do Cartão de Leitor, documentação do depósito, reservas para empréstimo, renovação de empréstimo, visita virtual à biblioteca, e outros serviços. Os recursos, a última área do novo site, alberga todas as notícias da Biblioteca, uma galeria de multimédia de actividades ou eventos realizados pela Biblioteca, um arquivo de todas as newsletters da Biblioteca, ligações úteis e recomendadas, um repositório de fontes de notícias nacionais e regionais organizados por diferentes temáticas e outros recursos.

Maior interactividade, mais conteúdos e interligação com outros sites, permitindo aos nossos utilizadores trilharem um caminho na gestão da informação na Web e acesso ao conhecimento. O site encontra-se disponível em mais de cinquenta línguas, através de tradução automática, fornecendo a informação da instituição de uma forma globalizante. Além do novo sítio na Internet da biblioteca, foram criados novos serviços ao utilizador.

Como é o caso do novo espaço para trabalhos de grupo, que vai de encontro a um determinado público utilizador, que vinha demonstrando essa necessidade. O Serviço de Informação à Comunidade (SIC) foi reorganizado de forma a servir a comunidade em geral, com mais informações e de formas diversificadas.

Como também é neste mês que as escolas preparam as suas actividades anuais, e a biblioteca pública é uma parceira importante na aprendizagem ao longo da vida e na promoção da leitura, foi disponibilizada uma exposição itinerante, com obras recomendadas pelos programas curriculares, que neste momento conta com reservas já efectuadas até Abril do próximo ano, por escolas e bibliotecas da RAM. Também foi disponibilizado um Kit de livros, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e Plano Regional de Leitura, que é disponibilizado às escolas permitindo a professores e alunos descobrirem o prazer e o poder da leitura. Outras propostas que a Biblioteca oferece às escolas e leitores em geral são visitas de estudo, horas do conto, exposições, ateliers, empréstimo alargado de livros, projectos de leitura em família e outras actividades desenvolvidas durante o ano e que podem ser consultadas no nosso site.

A Biblioteca Pública Regional da Madeira, espaço público construtor de cidadania, abre-se à toda a comunidade neste dia 26, Dia Aberto, para dar a conhecer todo o funcionamento interno, depósitos e áreas técnicas que normalmente se encontram vedadas ao público. A visita é efectuada mediante inscrição junto aos serviços da biblioteca.

Já há alguns anos que a biblioteca disponibiliza um horário alargado, de segunda a sexta das 9.30 às 20.00h e sábados das 9.30h às 15.00h, inclusivamente nas tolerâncias de ponto. Este horário de funcionamento permite a qualquer cidadão a utilização dos espaços e serviços da Biblioteca, independentemente do seu horário de trabalho, sendo nosso objectivo que todo o madeirense possa dizer: “Conheço a Biblioteca Pública Regional” e constate o excelente espaço de lazer, informação e conhecimento que ela oferece.

 
 

ë INFOLIVE lançado na RAM

quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Foi apresentado ontem, na Escola Secundária Jaime Moniz, um sistema online de partilha e comunicação desenvolvido pela Microsoft Portugal em articulação com a Secretaria Regional de Educação e Cultura.

Através de uma única chave de acesso os utilizadores poderão aceder de forma gratuita e segura a um conjunto de serviços online como o correio electrónico, calendários, ferramentas de produtividade Microsoft (word, excel, powerpoint) armazenamento virtual, mensageiro (chat), requisições de serviços e de equipamentos.

As escolas da Região vão passar a contar com uma nova ferramenta de trabalho. Pretendendo ser um poderoso aliado das comunidades educativas a nível do trabalho colaborativo e cooperativo, facilitando também a gestão educativa, esta nova ferramenta está a partir de agora disponíveis para qualquer escola da Região, incluindo os respectivos professores e funcionários. Ainda durante este ano lectivo o sistema será alargado aos alunos e encarregados de educação.
Para dispor deste sistema as escolas podem solicitar a sua inscrição e respectivos acessos (contas) através do site,clique aqui



Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites