<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7971514483162115648\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com/\x26vt\x3d-5740747073775447450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Cultura Madeirense - Temas e Problemas

terça-feira, 22 de abril de 2008
"Obra coordenada por José Eduardo Franco, recentemente editada e que integra um conjunto de reflexões sobre variados temas da cultura madeirense.

O livro, conforme explica o historiador, "esteve 18 anos à espera de ser publicado". Resulta do primeiro Congresso de Cultura Madeirense, realizado em 1990 no Funchal. Foi então organizado pela Associação de Universitários Madeirenses, criada na década de 80, em Lisboa, e da qual fazia parte José Eduardo Franco. Este livro surge a poucos meses do já anunciado encontro de trabalho' intitulado "Fórum da Cultura da Madeira", que será promovido em Junho pela Secretaria Regional de Educação e Cultura, por intermédio da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC).

O encontro regional terá como tema geral 'A Economia da Cultura' e irá debater questões como a sustentabilidade dos projectos culturais, competitividade e empreendedorismo na cultura, a gestão cultural, alguns dos assuntos já analisados no passado e que se mantêm actuais, como demonstra o livro agora editado por José Eduardo Franco.

No anterior congresso que deu origem a esta publicação participaram "figuras destacadas da cultura e da investigação em Portugal". Segundo o historiador, "foi um momento importante de reflexão e de lançamento de desafios bem pertinentes, muitos deles ainda hoje válidos passados quase duas décadas", destaca.

Ao longo deste tempo os textos foram guardados na esperança de serem publicados. "A oportunidade surgiu este ano e, com apoio da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, vieram a lume", diz José Eduardo Franco.

"Alguns dos textos são datados e algumas das informações podem padecer de alguma desactualização em termos de dados. De qualquer modo, foi também nossa preocupação dá-los a rever aos autores que tiveram a possibilidade de o fazer. Todavia, boa parte das reflexões continuam actuais".

José Eduardo Franco considera que o congresso marcou uma tentativa de inaugurar uma reflexão avançada, aberta e interdisciplinar em torno da problemática da especificidade cultural gerada na Região Autónoma da Madeira, que alguns discutem se se deve ou não adjectivar de 'Madeirense'.

A obra, destaca o historiador, é uma tentativa de problematizar e sistematizar o que é a cultura madeirense, que tem uma identidade própria, que participa da totalidade da cultura portuguesa, embora tenha desenvolvido características peculiares, que permite constituir-se como a cultura da regionalidade e não da nacionalidade.

Explica ainda que que existem vários níveis de cultura: do regionalismo, da regionalidade - que se situa num patamar acima da primeira, na antecâmara da cultura nacional - e a nacional. "A cultura madeirense é uma cultura da regionalidade, adequada a sustentar o projecto autonómico".

O livro agora editado veio, na sua perspectiva, numa altura ainda adequada no sentido de contribuir para a reflexão sobre a cultura e a sua relação com a autonomia, "à semelhança do que os açorianos já fizeram há muito tempo e que nós também precisamos de fazer", conclui.

O livro "Cultura Madeirense - Temas e problemas" está organizado em áreas temáticas: Linguística e Literatura, Cultura e História e Ciências Sociais.

A obra contém textos de Alberto Vieira, António Aragão, António Gorjão, Carlos Lencastre, Eduardo Brazão de Castro, Fernando Dacosta, João Carlos Abreu, João David Pinto Correia, João Henrique Silva, Joel Serrão, Jorge Freitas Branco, José António Gonçalves, José Eduardo Franco, José Luís de Sousa, José Manuel Azevedo e Silva, Luís Lindley Cintra, Miguel Jasmins Rodrigues, Miguel Macedo e Paquete de Oliveira", in Diário de Notícias, de 22/04/08

 
 


Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites