<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/7971514483162115648?origin\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Verão na Biblioteca Pública alia leitura a brincadeiras

segunda-feira, 23 de junho de 2008
O Verão na Sala Infamo-Juvenil da Biblioteca Pública Regional (BPR) será diferente. Durante os meses de Julho, Agosto e Setembro os jovens terão à disposição um conjunto de brincadeiras, além das actividades regulares, como a leitura, os jogos didácticos, acesso à Internet e empréstimo de livros.

`Ler é um desafio!', `Comer os livros!', um "Ciclo de filmes", a"hora do conto e Atelier', `Malabarismo' e 'Brincadeiras na SIJ' são seis das muitas actividades que serão realizadas de segunda a sábado (ver caixa).

O principal objectivo é promover o gosto pela leitura e também proporcionar "momentos de boa disposição e camaradagem", conforme revelou ao DIÁRIO a directora da instituição, Maria da Paz Azeredo Pais. "A Biblioteca, no que diz respeito ao público infanto-juvenil, estabelece ligação entre a promoção da leitura e os jogos", acrescenta.

A propósito da programação de Verão, diz que é também um modo de a instituição oferecer outras alternativas aos pais,,atendendo a que as crianças estão de férias. Assim poderaõ passar uma tarde, ou uma manhã, na biblioteca".

A BPR registou nos meses de Abril e Maio um total de 5.849 utilizadores. "A procura das salas de leitura é cada vez maior. A leitura de presença, a pesquisa, o acesso à Internet, o empréstimo domiciliário de livros são muito procurados pelos alunos do ensino básico, secundário e superior", afirma.

O público, conforme explicou, é sobretudo universitário. "O aumento do número de utilizadores varia, por vezes, consoante a época das frequências, no entanto, mesmo no período de férias é habitual a presença de jovens".

A procura da BPR deve-se, na sua perspectiva, ao facto de a instituição possuir todas as publicações editadas em Portugal e também pela qualidade dos técnicos e serviços. "Todo o nosso trabalho é orientado no sentido de corresponder ao que os utilizadores procuram. Muitas vezes, antecipamo-nos às expectativas do cidadão. As exigências são também cada vez maiores, e é bom que assim seja, pois nós também melhoramos os nossos serviços", afirma.

O Serviço Educativo e Dinamização Cultural da BPR possui um calendário de actividades à disposição de escolas e outras instituições. Visitas ao circuito do livro, exploração das salas de leitura, hora do conto, ateliers, encontro com escritores, efemérides e dramatizações são algumas das actividades que disponibiliza.

Entre os meses de Abril e Maio estas iniciativas trouxeram à BPR um total de 430 alunos de vários estabelecimentos escolares da Região.

O calendário de actividades da BPR pode ser consultado, quer na biblioteca, no Caminho dos Álamos, n.° 35, quer através do site . Nesta página o leitor pode também aceder ao blog da BPR.
Artigo publicado no DN, de 21/06/08

 
 


Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites