<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7971514483162115648\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com/\x26vt\x3d-5740747073775447450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë "Boas Práticas na Educação – o papel dos professores" obra de António Estanqueiro

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
"O livro “Boas Práticas na Educação – o papel dos professores” é um registo de boas práticas educativas, que revelam equilíbrio entre a tradição e a inovação, dando voz aos alunos.

Entre as questões de partida do autor encontram-se algumas simples, mas bastante relevantes. O que fazem os bons professores? Como despertam a motivação e promovem o sucesso dos alunos? Como se relacionam com os Pais?

O autor, António Estanqueiro, é licenciado em Filosofia e utiliza neste livro a sua própria experiência de mais de 30 anos como professor. Deste modo, ao longo de “Boas Práticas na Educação” é possível encontra as reflexões de Estanqueiro sobre temas pertinentes tais como, o despertar da motivação e a promoção do sucesso dos alunos, a cooperação, a comunicação na sala de aula, a autoridade e a disciplina, as lideranças, a avaliação das aprendizagens, a educação em valores e, ainda a relação entre a escola e a família.

O desempenho dos professores do ensino básico e secundário é assim, objecto de análise, com ênfase para as boas práticas em diversas áreas, nomeadamente na gestão das aulas e na relação pedagógica.

O autor utiliza o relato de mil alunos acerca de experiências marcantes, positivas ou negativas, da sua relação com os professores, ao longo do seu percurso escolar, optando por transcrever alguns dos testemunhos mais significativos. Estes testemunhos seleccionados por Estanqueiro são bastante elucidativos de como a atitude do professor pode contribuir decisivamente para o sucesso ou o insucesso do aluno [...]".
In: JM 14/01/2011.

 
 


Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites