<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/7971514483162115648?origin\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë QUEIRÓS, José Maria de Eça de (1845-1900)

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sabia que neste dia nasceu....

José Maria de Eça de Queirós,
na Póvoa de Varzim, a 25 de Novembro de 1845 e veio a falecer em Paris, a 16 de Agosto de 1900.

Filho de José Maria Teixeira de Queiroz e de Carolina Augusta Pereira d'Eça. Frequentou o Colégio da Lapa, no Porto, de onde saiu em 1861, com dezasseis anos, para a Universidade de Coimbra onde estudou direito.

Em Coimbra, Eça foi amigo de Antero de Quental. Os seus primeiros trabalhos, publicados como um folhetão na revista "Gazeta de Portugal". Em 1869 e 1870, Eça de Queirós viajou ao Egipto e visitou o canal do Suez que estava a ser construído, que o inspirou em diversos dos seus trabalhos, o mais notável dos quais o O mistério da estrada de Sintra, em 1870, e A relíquia, publicado em 1887.

Em 1871 foi um dos participantes das chamadas Conferências do Casino,
escreveu ainda a novela O Crime do Padre Amaro, e as obras Os Maias, O Mandarim, entre outras.
Fonte: Wikipédia

 
 


Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites