<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/7971514483162115648?origin\x3dhttp://bprmadeira.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Promulgação do Acordo Ortográfico nas celebrações do Centenário de Machado de Assis

segunda-feira, 29 de setembro de 2008
O presidente brasileiro, Luíz Inácio Lula da Silva, assina hoje o decreto para promulgação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que unifica e simplifica a forma de escrever nos oito países onde o português é a língua oficial.

A data escolhida é simbólica, coincide com o aniversário da morte de Joaquim Maria Machado de Assis, considerado o mais universal dos escritores brasileiros e um clássico do idioma português.

A assinatura do acordo será feita durante uma sessão solene na sede da Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, a culminar com as celebrações do centenário de Machado de Assis (1839-1908).

O Acordo Ortográfico foi aprovado em Dezembro de 1990 por representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, porque Timor-Leste só aderiu em 2004, após a independência da Indonésia.

Para vigorar, tem de estar ratificado por um mínimo de três dos oito países, o que foi alcançado em 2006 com São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil, seguidos de Portugal, em Maio passado.

O texto vigorará no Brasil a partir de Janeiro de 2009 e terá implantação gradual, sendo introduzido nos livros escolares em 2010, para se tornar obrigatório em 2012.

Esta reforma não esteve isenta de polémicas políticas e académicas, sobretudo em Portugal, onde quase dois por cento do vocabulário do dia-a-dia ficará afectado, contra apenas 0,5 por cento no Brasil.
Fonte: Lusa

 
 


Web Neste blogue


  •  

Arquivo

Mensagens Anteriores

Sites Interessantes

Click for Funchal, Madeira Islands Forecast
 
Pingar o BlogBlogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Estou no Blog.com.pt Add to Technorati Favorites